Resultado de imagem para Marketing journeys

Apresentadores que caem do teto, um Lamborghini estacionado no recinto do ISCTE e uma Street Food de abrir o apetite, parece impossível, mas sim aconteceu, tudo para melhorar a experiência dos participantes, tratar-se-ia de marketing experimental? Já vai na 4ª edição da Marketing Journeys e os alunos do NAMI não se cansam de nos surpreender, desta vez com dois dias dedicados ao tema Marketing Experiencial. E quem melhor para nos falar disso, senão profissionais qualificados de grandes marcas nacionais e internacionais. Pessoas, experiências e ação, as jornadas começam aqui

Escolhidos a dedo, os keynote speakers partilharam um pouco das suas histórias, projetos desenvolvidos e deram algumas noções gerais de marketing. De forma descontraída, falou-se de marketing experiencial e de casos de sucesso, em Portugal. Destaque ainda para a experiência do cliente, dentro e fora da loja física, aliando a marca a emoções fortes e a momentos inesquecíveis.

Nuno Costa, PR & Marketing Manager na Porsche Ibérica

Começamos o primeiro dia a grande velocidade, na companhia de Nuno Costa, que partilhou alguns dos projetos realizados. Além dos eventos realizados pela marca, as parcerias são várias. E porque não juntar o útil ao agradável, ao adquirir um automóvel Porche, o cliente pode obter um financiamento ou seguro cedido por um determinado banco. A Porsche proporciona experiências incríveis, que permitem aos interessados conhecer o carro e proporcionar um efeito “uau”. Este test-drive dá a possibilidade ao cliente de eleger o seu modelo de eleição e proceder com a compra. Também no concessionário tudo é pensado ao pormenor para dar ao cliente a melhor experiência possível, são as cores transparentes, a música, o cheiro a café e muito mais.
Neste processo de angariação de novos clientes, o CRM é essencial pois permite conhecer melhor o perfil do cliente e assim fazer chegar-lhe informação útil que o irá esclarecer e influenciar positivamente na hora da compra. Uma lead é ganha é quando a pessoa impactada finaliza a sua compra.

Mauren Faria, Sales & Marketing Manager na Hard Rock Cafe Lisboa

Fundado por dois americanos, em Londres, no Hard Rock Cafe tudo é pensado ao pormenor e é feito por pessoas, para pessoas. Nos restaurantes, além de ser possível saborear o melhor da gastronomia americana, os clientes podem ainda contemplar uma das maiores coleções privadas de artigos musicais do mundo, sendo que a missão é proporcionar experiências autênticas. Hoje em dia a marca Hard Rock Cafe expandiu-se por todo o mundo, já existem hotéis, casinos e até mesmo arenas de concertos.

A cultura da empresa é baseada nos 6 M’s: Música, memorabilia, menu, merchandise, momentos e monumentos. É fundamental obter feedback dos consumidores, seja através de questionários (feitos no programa por fidelizados) ou pelas reviews online. As ativações de marketing realizadas ao longo do ano oferecem eventos musicais para públicos distintos, aproximando as pessoas à marca. Até agora, a nível de clipping, todas as notícias foram positivas, incentivando o Hard Rock Cafe a continuar o bom trabalho.

Sandra Sampaio, Marketing Manager na NOS Audiovisuais

Trailers, sneak peeks e ação. Filmes de várias produtoras, de imagem real, de animação, este ano fiscal está ao rubro e promete muitas surpresas… O foco e em dar ao cliente uma experiência única e inesquecível, ao ver um filme. As salas de cinema são pensadas ao detalhe, a fim de proporcionar o maior conforto e lazer. Os conteúdos emocionalmente relevantes são muito importantes e, prova disso, é o filme “As Cinquenta Sombras Mais Negras” que está no top da NOS como o filme mais visto do ano, até agora. Conta com um GBO de 2.6 M€ e um ADM de 476K. O filme contou com campanha em tv, rádio, facebook, conteúdos e Key Media. A pré-venda, especial do dia dos namorados, obteve resultados incríveis. Já o evento exclusivo, onde se podia reviver o ambiente do filme, abriu o apetite do visionamento do mesmo. O FOMO – fear of missing out, em português significa o medo de se você perder algo muito importante, influencia bastante as pessoas, no geral.

José Redondo, Managing Partner na Licor Beirão

Voltamos às origens do Marketing, quando os computadores não existiam e as campanhas eram feitas ao vivo e a cores. José Redondo conta-nos a história da marca e como o seu pai influenciou a comunicação da marca, na altura. Foram cinco características que o identificavam: determinado, persistente, criativo, intuitivo e observador. Nos primórdios da empresa, dava-se os primeiros passos na área do marketing. Os cartazes publicitários polêmicos já mostravam que a marca se diferencia da concorrência, pelas melhores razões, numa outra época.

Além disso, davam os primeiros passos nas ofertas de merchandising com o logo da marca, prática que viria a ser bastante utilizada na área do marketing. Hoje em dia e recordando o legado, a marca Licor Beirão celebra o 100º aniversário do seu fundador, com uma edição especial da bebida. Distingue-se por uma publicidade diferente, que continua a surpreender a vários níveis. Este é um fator essencial para o sucesso.

Luís Miguel Santos, CRM & Digital Marketing Manager na FNAC Portugal

Oferecer sensações únicas, experiências irrepetíveis e melhorar constantemente a customer journey, tanto a nível online como offline. Na Fnac tudo conta e nada é feito ao acaso. Os eventos, a possibilidade de testar os gadgets, ler um livro, uma revista ou simplesmente apreciar um filme, tudo isto é essencial para melhorar a experiência do consumidor. Com os ingredientes certos e marcando a diferença, a marca, além de ganhar valor, torna-se uma “love brand”. A performance loyalty incentiva o cliente a fazer compras mais consistentes e a sentir-se confortável com a sua compra.
A Fnac Portugal tem ainda um canal de Youtube diferenciador que oferecer conteúdos em formato vídeo que dão a conhecer os novos produtos e as promoções imperdíveis. Além do Youtube, a Fnac também marca presença ativa outras redes sociais e disponibiliza uma aplicação grátis para membros fidelizados que agiliza alguns processos e consultas.

Cláudia Rodrigues, Communications Manager na Samsung Portugal

A Samsung tem no seu ADN a inovação e continuar a apostar nas novas tecnologias. Foi a primeira empresa a integrar uma máquina fotográfica num telemóvel e também o MP3. Dando continuidade a este legado, a Samsung subsidia uma equipa de investigadores que estudam novas formas de inovação tecnológicas. O impacto da realidade virtual na educação é um dos objetos de estudo que a Samsung Portugal está pôr em prática. Por ser líder de mercado, a Samsung compromete-se a melhorar a experiência do utilizador, está atenta às necessidades da sociedade e tenta responder da forma mais adequada às polémicas. Além de valorizar experiências, a marca oferece uma “galáxia de oportunidades”: tablets, tv’s, sistemas de áudio e de vídeo, eletrodomésticos e artigos informáticos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *